sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Outros Níveis de Segmentação

  • Marketing de Nicho - é formado por um grupo muito bem definido, geralmente identificado ao se dividir um segmento em subsegmentos ou ao se definir um grupo com conjunto de traços distintos que pode buscar uma combinação especial de benefícios.
    As empresas que praticam nichos conhecem muito bem as necessidades de seus clientes e estão dispostas a pagar um preço maior para satisfazerem, pois têm certeza de obter retorno imediato. “Um exemplo pode citar a empresa Ferrari que cobra um preço alto por seus carros porque ela sabe que seus clientes leais consideram que nenhum outro veículo chega próximo à oferta do pacote de benefícios de produto e serviço oferecido por ela.”
    Em um nicho os consumidores possuem um conjunto distinto e completo de necessidades; estão dispostos a pagar um preço maior para a empresa que pode satisfazer a suas necessidades; as empresas por sua vez possuem habilidades exigidas para atender os seus consumidores de maneira superior e tem potencial, tamanho, lucro e crescimento suficiente.
    Exemplo: American Express - oferece não apenas seus tradicionais cartões verdes, mas também cartões ouro, corporativo e até o de platina destinado a grupos de consumidores diferenciados.
  • Marketing Local - é formado para atender as necessidades e desejos de grupos de consumidores regionais. Aqui a propaganda nacional é um desperdício porque deixa de visar grupos locais subestimando o poder de varejistas da região, que estão demandando produtos mais ajustados a suas vizinhanças.
    Exemplo: O Citibank fornece compostos de serviços bancários diferentes em suas agências, dependendo das variáveis demográficas.
  • Marketing Individual - em nível individual, as empresas estão praticando o marketing personalizado, onde prepararam uma base consistente de produtos e comunicações para atender às exigências de cada cliente/consumidor.
    Exemplo: Motorola - Os vendedores da Motorola estão preparados para fornecer pagers sob medida para uma empresa-cliente e entregá-los em tempo muito curto. Eles transmitem o design à fábrica, e a produção inicia-se em 17 minutos. Os pagers são despachados em duas horas para chegar ao cliente no dia seguinte.
  • Automarketing - é forma de marketing individual em que os consumidores individuais assumem maior responsabilidade em determinar que produtos e marcas comprar. E a empresa oferece condições aos consumidores para facilitar o acesso aos consumidores como criando linha 0800, disponibilizando páginas na Internet, fornecendo informações amplas sobre seus produtos e serviços e suas garantias. Dando condições assim aos seus consumidores individuais a fazerem suas próprias busca pela melhor oferta de produto.
    Em
    http://monografiasalpha.wordpress.com/2008/02/07/tema-monografia-segmentacao-de-mercado/

Um comentário:

RONALDO DA SILVA COSTA disse...

gostei muito do blogger de vocês.
abraço