sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Marketing de Massa X Marketing de Segmento


Segundo o site http://monografiasalpha.wordpress.com/2008/02/07/tema-monografia-segmentacao-de-mercado/ a segmentação de mercado representa um esforço para o aumento de precisão de alvo de uma empresa. E para atingir esse alvo pode-se adotar níveis de segmentação como:
Marketing de Massa - é uma estratégia de marketing, onde os profissionais tomam a decisão de produzir, distribuir em massa e tentar atrair todos os tipos de compradores. O marketing de massa cria maior potencial de mercado, o custo final do produto é menor, em conseqüência o preço do produto é mais baixo e a margem do lucro maior.Podemos citar como exemplo a Coca-Cola, que praticou marketing de massa por muitos anos quando vendia seu refrigerante em apenas um tamanho de garrafa.
Atualmente a proliferação de mídias de propagandas e canais de distribuição está dificultando a prática de marketing que não esteja ajustado às necessidades de públicos específicos e aos poucos o marketing de massa está desaparecendo e as empresas estão passando a adotar micro marketing usando assim um dos quatro níveis de segmentação: Marketing de Segmento; Marketing de Nicho; Marketing Local ou Marketing Individual.
Marketing de Segmento - é formado por grande grupo de consumidores identificáveis em um mercado. Neste segmento apesar dos consumidores diferenciarem em seus desejos, poder de compra, localizações geográficas, atitudes e hábitos, a empresa não está disposta a personalizar seu pacote de ofertas e comunicações a cada consumidor individual, ela procura isolar alguns segmentos amplos que formam um mercado.
A segmentação torna-se um ponto intermediário entre marketing de massa e marketing individual, onde os consumidores pertencem a um segmento bastante similar em desejos e necessidades. Porém não são idênticos, onde alguns desejarão características e benefícios adicionais não incluídos na oferta, enquanto outros estão dispostos a abrir mão de algo que não têm tanto desejo.
O marketing de segmento possibilita a empresa criar uma oferta de produto ou serviço mais ajustado e cobrar um preço apropriado a esse ajuste, também se torna mais fácil à escolha de canais e distribuição de comunicações e a empresa usando esse tipo de marketing pode enfrentar menor número de concorrentes.
O marketing de segmento não é tão preciso como o marketing individual, mas é muito mais preciso do que o marketing de massa.

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